Inatismo e
empirismo: questões e respostas
Vimos, no capítulo anterior, que
a razão enfrenta problemas sérios quanto à sua
intenção de ser conhecimento
universal e necessário da realidade. Vimos também
que, como conseqüência de
conflitos e impasses entre o inatismo e o empirismo,
surgiu na Filosofia a tendência
ao ceticismo, isto é, passou-se a duvidar de que o
conhecimento racional, como
conhecimento certo, verdadeiro e inquestionável,
seria possível.
Neste capítulo vamos examinar
algumas soluções propostas pela Filosofia para
resolver essa questão.
Os problemas criados pela
divergência entre inatistas e empiristas foram
resolvidos em dois momentos: o
primeiro é anterior à filosofia de David Hume e
encontra-se na filosofia de
Leibniz; o segundo é posterior à filosofia de Hume e
encontra-se na filosofia de Kant.
Fonte: Chaui, Marilena. Convite à filosofia, Unidade 2, Capítulo 4.
Nenhum comentário:
Postar um comentário