quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

O nascimento da Filosofia - Parte 2

Os historiadores da Filosofia dizem que ela possui data e local de nascimento:
final do século VII e início do século VI antes de Cristo, nas colônias gregas da
Ásia Menor (particularmente as que formavam uma região denominada Jônia),
na cidade de Mileto. E o primeiro filósofo foi Tales de Mileto.
Além de possuir data e local de nascimento e de possuir seu primeiro autor, a
Filosofia também possui um conteúdo preciso ao nascer: é uma cosmologia. A
palavra cosmologia é composta de duas outras: cosmos, que significa mundo
ordenado e organizado, e logia, que vem da palavra logos, que significa
pensamento racional, discurso racional, conhecimento. Assim, a Filosofia nasce
como conhecimento racional da ordem do mundo ou da Natureza, donde,
cosmologia.
Apesar da segurança desses dados, existe um problema que, durante séculos, vem
ocupando os historiadores da Filosofia: o de saber se a Filosofia - que é um fato
especificamente grego - nasceu por si mesma ou dependeu de contribuições da
sabedoria oriental (egípcios, assírios, persas, caldeus, babilônios) e da sabedoria
de civilizações que antecederam à grega, na região que, antes de ser a Grécia ou a
Hélade, abrigara as civilizações de Creta, Minos, Tirento e Micenas.
Durante muito tempo, considerou-se que a Filosofia nascera por transformações
que os gregos operaram na sabedoria oriental (egípcia, persa, caldéia e babilônica). Assim, filósofos como Platão e Aristóteles afirmavam a origem
oriental da Filosofia. Os gregos, diziam eles, povo comerciante e navegante,
descobriram, através das viagens, a agrimensura dos egípcios (usada para medir
as terras, após as cheias do Nilo), a astrologia dos caldeus e dos babilônios
(usada para prever grandes guerras, subida e queda de reis, catástrofes como
peste, fome, furacões), as genealogias dos persas (usadas para dar continuidade
às linhagens e dinastias dos governantes), os mistérios religiosos orientais
referentes aos rituais de purificação da alma (para livrá-la da reencarnação
contínua e garantir-lhe o descanso eterno), etc. A Filosofia teria nascido pelas
transformações que os gregos impuseram a esses conhecimentos.
Dessa forma, da agrimensura, os gregos fizeram nascer duas ciências: a
aritmética e a geometria; da astrologia, fizeram surgir também duas ciências: a
astronomia e a meteorologia; das genealogias, fizeram surgir mais uma outra
ciência: a história; dos mistérios religiosos de purificação da alma, fizeram surgir
as teorias filosóficas sobre a natureza e o destino da alma humana.
Todos esses conhecimentos teriam propiciado o aparecimento da Filosofia, isto é,
da cosmologia, de sorte que a Filosofia só teria podido nascer graças as saber
oriental.
Essa idéia de uma filiação oriental da Filosofia foi muito defendida oito séculos
depois de seu nascimento (durante os séculos II e III depois de Cristo), no
período do Império Romano. Quem a defendia? Os pensadores judaicos, como
Filo de Alexandria, e os Padres da Igreja, como Eusébio de Cesaréia e Clemente
de Alexandria.
Por que defendiam a origem oriental da Filosofia grega? Pelo seguinte motivo: a
Filosofia grega tornara-se, em toda a Antigüidade clássica, e para os poderosos
da época, os romanos, a forma superior ou mais elevada do pensamento e da
moral.
Os judeus, para valorizar seu pensamento, desejavam que a Filosofia tivesse uma
origem oriental, dizendo que o pensamento de filósofos importantes, como
Platão, tinha surgido no Egito, onde se originara o pensamento de Moisés, de
modo que havia uma ligação entre a Filosofia grega e a Bíblia.
Os Padres da Igreja, por sua vez, queriam mostrar que os ensinamentos de Jesus
eram elevados e perfeitos, não eram superstição, nem primitivos e incultos, e por
isso mostravam que os filósofos gregos estavam filiados a correntes de
pensamento místico e oriental e, dessa maneira, estariam próximos do
cristianismo, que é uma religião oriental.
No entanto, nem todos aceitaram a tese chamada “orientalista”, e muitos,
sobretudo no século XIX da nossa era, passaram a falar na Filosofia como sendo
o “milagre grego”.
Com a palavra “milagre” queriam dizer várias coisas: 

  • que a Filosofia surgiu inesperada e espantosamente na Grécia, sem que nada
anterior a preparasse;
  •  que a Filosofia grega foi um acontecimento espontâneo, único e sem par, como
é próprio de um milagre;
  • que os gregos foram um povo excepcional, sem nenhum outro semelhante a
eles, nem antes e nem depois deles, e por isso somente eles poderiam ter sido
capazes de criar a Filosofia, como foram os únicos a criar as ciências e a dar às
artes uma elevação que nenhum outro povo conseguiu, nem antes e nem depois
deles.


Nem oriental, nem milagre

Desde o final do século XIX da nossa era e durante o século XX, estudos
históricos, arqueológicos, lingüísticos, literários e artísticos corrigiram os
exageros das duas teses, isto é, tanto a redução da Filosofia à sua origem oriental,
quanto o “milagre grego ”.
Retirados os exageros do orientalismo, percebe-se que, de fato, a Filosofia tem
dívidas com a sabedoria dos orientais, não só porque as viagens colocaram os
gregos em contato com os conhecimentos produzidos por outros povos
(sobretudo os egípcios, persas, babilônios, assírios e caldeus), mas também
porque os dois maiores formadores da cultura grega antiga, os poetas Homero e
Hesíodo, encontraram nos mitos e nas religiões dos povos orientais, bem como
nas culturas que precederam a grega, os elementos para elaborar a mitologia
grega, que, depois, seria transformada racionalmente pelos filósofos.
Assim, os estudos recentes mostraram que mitos, cultos religiosos, instrumentos
musicais, dança, música, poesia, utensílios domésticos e de trabalho, formas de
habitação, formas de parentesco e formas de organização tribal dos gregos foram
resultado de contatos profundos com as culturas mais avançadas do Oriente e
com a herança deixada pelas culturas que antecederam a grega, nas regiões onde
ela se implantou.
Esses mesmos estudos apontaram, porém, que, se nos afastarmos dos exageros da
idéia de um “milagre grego”, podemos perceber o que havia de verdadeiro nessa
tese. De fato, os gregos imprimiram mudanças de qualidade tão profundas no que
receberam do Oriente e das culturas precedentes, que até pareceria terem criado
sua própria cultura a partir de si mesmos. Dessas mudanças, podemos mencionar
quatro que nos darão uma idéia da originalidade grega:
1. Com relação aos mitos: quando comparamos os mitos orientais, cretenses,micênicos, minóicos e os que aparecem nos poetas Homero e Hesíodo, vemos
que eles retiraram os aspectos apavorantes e monstruosos dos deuses e do início
do mundo; humanizaram os deuses, divinizaram os homens; deram racionalidade
a narrativas sobre as origens das coisas, dos homens, das instituições humanas
(como o trabalho, as leis, a moral);
2. Com relação aos conhecimentos: os gregos transformaram em ciência (isto é,
num conhecimento racional, abstrato e universal) aquilo que eram elementos de
uma sabedoria prática para o uso direto na vida.
Assim, transformaram em matemática (aritmética, geometria, harmonia) o que
eram expedientes práticos para medir, contar e calcular; transformaram em
astronomia (conhecimento racional da natureza e do movimento dos astros)
aquilo que eram práticas de adivinhação e previsão do futuro; transformaram em
medicina (conhecimento racional sobre o corpo humano, a saúde e a doença)
aquilo que eram práticas de grupos religiosos secretos para a cura misteriosa das
doenças. E assim por diante;
3. Com relação à organização social e política: os gregos não inventaram apenas
a ciência ou a Filosofia, mas inventaram também a política. Todas as sociedades
anteriores a eles conheciam e praticavam a autoridade e o governo. Mas, por que
não inventaram a política propriamente dita?
Nas sociedades orientais e não-gregas, o poder e o governo eram exercidos como
autoridade absoluta da vontade pessoal e arbitrária de um só homem ou de um
pequeno grupo de homens que decidiam sobre tudo, sem consultar a ninguém e
sem justificar suas decisões para ninguém.
Os gregos inventaram a política (palavra que vem de polis, que, em grego,
significa cidade organizada por leis e instituições) porque instituíram práticas
pelas quais as decisões eram tomadas a partir de discussões e debates públicos e
eram adotadas ou revogadas por voto em assembléias públicas; porque
estabeleceram instituições públicas (tribunais, assembléias, separação entre
autoridade do chefe da família e autoridade pública, entre autoridade políticomilitar
e autoridade religiosa) e sobretudo porque criaram a idéia da lei e da
justiça como expressões da vontade coletiva pública e não como imposição da
vontade de um só ou de um grupo, em nome de divindades.
Os gregos criaram a política porque separaram o poder político e duas outras
formas tradicionais de autoridade: a do chefe de família e a do sacerdote ou
mago;
4. Com relação ao pensamento: diante da herança recebida, os gregos inventaram
a idéia ocidental da razão como um pensamento sistemático que segue regras,
normas e leis de valor universal (isto é, válidas em todos os tempos e lugares.
Assim, por exemplo, em qualquer tempo e lugar 2 + 2 serão sempre 4; o
triângulo sempre terá três lados; o Sol sempre será maior do que a Terra, mesmo
que ele pareça menor do que ela, etc.).

Fonte: Chaui, Marilena. Convite à filosofia, Capítulo 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário