quarta-feira, 15 de abril de 2015

Buscando a Verdade



Dogmatismo e busca da verdade

Quando prestamos atenção em Sócrates ou Descartes, notamos que ambos, por
motivos diferentes e usando procedimentos diferentes, fazem uma mesma coisa,
isto é, desconfiam das opiniões e crenças estabelecidas em suas sociedades, mas
também desconfiam das suas próprias idéias e opiniões. Do que desconfiam eles,
afinal? Desconfiam do dogmatismo.
O que é dogmatismo?
Dogmatismo é uma atitude muito natural e muito espontânea que temos, desde
muito crianças. É nossa crença de que o mundo existe e que é exatamente tal
como o percebemos. Temos essa crença porque somos seres práticos, isto é, nos
relacionamos com a realidade como um conjunto de coisas, fatos e pessoas que
são úteis ou inúteis para nossa sobrevivência.
Os seres humanos, porque são seres culturais, trabalham. O trabalho é uma ação
pela qual modificamos as coisas e a realidade de modo a conseguir nossa
preservação na existência. Constroem casas, fabricam vestuário e utensílios,
produzem objetos técnicos e de consumo, inventam meios de transporte, de
comunicação e de informação. Através da prática ou do trabalho e da técnica, os
seres humanos organizam-se social e politicamente, criam instituições sociais
(família, escola, agricultura, comércio, indústria, relações entre grupos e classes,
etc.) e instituições políticas (o Estado, o poder executivo, legislativo e judiciário,
as forças militares profissionais, os tribunais e as leis).
Essas práticas só são possíveis porque acreditamos que o mundo existe, que é tal
como o percebemos e tal como nos ensinaram que ele é, que pode ser modificado
ou conservado por nós, que é explicado pelas religiões e pelas ciências, que é
representado pelas artes. Acreditamos que os outros seres humanos também são
racionais, pois, graças à linguagem, trocamos idéias e opiniões, pensamos de
modo muito parecido e a escola e os meios de comunicação garantem a
manutenção dessas semelhanças.
Na atitude dogmática, tomamos o mundo como já dado, já feito, já pensado, já
transformado. A realidade natural, social, política e cultural forma uma espécie
de moldura de um quadro em cujo interior nos instalamos e onde existimos.
Mesmo quando acontece algo excepcional ou extraordinário (uma catástrofe, o
aparecimento de um objeto inteiramente novo e desconhecido), nossa tendência
natural e dogmática é a de reduzir o excepcional e o extraordinário aos padrões do que já conhecemos e já sabemos. Mesmo quando descobrimos que alguma
coisa é diferente do que havíamos suposto, essa descoberta não abala nossa
crença e nossa confiança na realidade, nem nossa familiaridade com ela.
O mundo é como a novela de televisão: muita coisa acontece, mas, afinal, nada
acontece, pois quando a novela termina, os bons foram recompensados, os maus
foram punidos, os pobres bons ficaram ricos, os ricos maus ficaram pobres, a
mocinha casou com o mocinho certo, a família boa se refez e a família má se
desfez. Em outras palavras, os acontecimentos da novela servem apenas para
confirmar e reforçar o que já sabíamos e o que já esperávamos. Tudo se mantém
numa atmosfera ou num clima de familiaridade, de segurança e sossego.
Na atitude dogmática ou natural, aceitamos sem nenhum problema que há uma
realidade exterior a nós e que, embora externa e diferente de nós, pode ser
conhecida e tecnicamente transformada por nós. Achamos que o espaço existe,
que nele as coisas estão como num receptáculo; achamos que o tempo também
existe e que nele as coisas e nós próprios estamos submetidos à sucessão dos
instantes.

 Fonte: Chaui, Marilena. Convite à filosofia, Unidade 3, Capítulo 2. (pág. 116 á 117)

Nenhum comentário:

Postar um comentário