sábado, 18 de abril de 2015

As concepções da verdade - Grego, latim e hebraico


Nossa idéia da verdade foi construída ao longo dos séculos, a partir de três
concepções diferentes, vindas da língua grega, da latina e da hebraica.
Em grego, verdade se diz aletheia, significando: não-oculto, não-escondido, nãodissimulado.
O verdadeiro é o que se manifesta aos olhos do corpo e do espírito;
a verdade é a manifestação daquilo que é ou existe tal como é. O verdadeiro se
opõe ao falso, pseudos, que é o encoberto, o escondido, o dissimulado, o que
parece ser e não é como parece. O verdadeiro é o evidente ou o plenamente
visível para a razão.
Assim, a verdade é uma qualidade das próprias coisas e o verdadeiro está nas
próprias coisas. Conhecer é ver e dizer a verdade que está na própria realidade e,
portanto, a verdade depende de que a realidade se manifeste, enquanto a falsidade
depende de que ela se esconda ou se dissimule em aparências.
Em latim, verdade se diz veritas e se refere à precisão, ao rigor e à exatidão de
um relato, no qual se diz com detalhes, pormenores e fidelidade o que aconteceu.
Verdadeiro se refere, portanto, à linguagem enquanto narrativa de fatos
acontecidos, refere-se a enunciados que dizem fielmente as coisas tais como
foram ou aconteceram. Um relato é veraz ou dotado de veracidade quando a
linguagem enuncia os fatos reais.
A verdade depende, de um lado, da veracidade, da memória e da acuidade mental
de quem fala e, de outro, de que o enunciado corresponda aos fatos acontecidos.
A verdade não se refere às próprias coisas e aos próprios fatos (como acontece
com a aletheia), mas ao relato e ao enunciado, à linguagem. Seu oposto,
portanto, é a mentira ou a falsificação. As coisas e os fatos não são reais ou
imaginários; os relatos e enunciados sobre eles é que são verdadeiros ou falsos.
Em hebraico verdade se diz emunah e significa confiança. Agora são as pessoas e
é Deus quem são verdadeiros. Um Deus verdadeiro ou um amigo verdadeiro são
aqueles que cumprem o que prometem, são fiéis à palavra dada ou a um pacto
feito; enfim, não traem a confiança.
A verdade se relaciona com a presença, com a espera de que aquilo que foi
prometido ou pactuado irá cumprir-se ou acontecer. Emunah é uma palavra de
mesma origem que amém, que significa: assim seja. A verdade é uma crença
fundada na esperança e na confiança, referidas ao futuro, ao que será ou virá. Sua forma mais elevada é a revelação divina e sua expressão mais perfeita é a
profecia.
Aletheia se refere ao que as coisas são; veritas se refere aos fatos que foram;
emunah se refere às ações e as coisas que serão. A nossa concepção da verdade é
uma síntese dessas três fontes e por isso se refere às coisas presentes (como na
aletheia), aos fatos passados (como na veritas) e às coisas futuras (como na
emunah). Também se refere à própria realidade (como na aletheia), à linguagem
(como na veritas) e à confiança-esperança (como na emunah).
Palavras como “averiguar” e “verificar” indicam buscar a verdade; “veredicto” é
pronunciar um julgamento verdadeiro, dizer um juízo veraz; “verossímil” e
“verossimilhante” significam: ser parecido com a verdade, ter traços semelhantes
aos de algo verdadeiro.

Fonte: Chaui, Marilena. Convite à filosofia, Unidade 3, Capítulo 3. (pág. 123 a 124)
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