sábado, 1 de novembro de 2014

No Brasil, a Filosofia recentemente voltou obrigatoriamente para o currículo das escolas. Como você vê essa valorização da Filosofia no Ensino Médio? Em sua opinião, ela contribui positivamente no currículo do Ensino Médio?

  • Perez- Considero essencial a inclusão da Filosofia não só no Ensino Médio, mas também no chamado Fundamental. É desde esses espaços que é preciso articular e construir um debate de ideias. Passamos por um momento muito tecnista ou profissionalizante na Educação e acredito que agora devemos entrar em uma fase em que as ideias filosóficas, o pensamento científico, as artes e a história nos devem permitir pensar os problemas sociais, grupais e individuais. Na década de 1990, se pensava que a Educação devia capacitar as crianças e os jovens para entrar no mercado de trabalho, e o único que se logrou foi ampliar os exércitos de desempregados e diminuir o custo da mão-de-obra, aquilo foi um fracasso. Agora acho que é preciso pensar na sociedade que nos acolhe como cidadãos, como membros de uma comunidade e poder nos pensar como fazendo parte, como integrantes desses grupos. A questão talvez seja ir pensando que tipo de Ciência estamos construindo, que artes, que tipo de relações sociais cultivamos.

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